segunda-feira, 15 de maio de 2017

Constituição Sangue


-Glóbulos Brancos/ Leucócitos (15%)
Duram cerca de uma semana no sistema circulatório, tendo uma forma irregular, são provenientes da medula vermelha e servem para defender o organismo de bactérias e outros vírus.

Estes têm diversas propriedade, que são:

Diapedese: Capacidade de atravessar paredes de capilares.

Fagocitose: Quando um leucócito vê um corpo estranho ataca-o com a sua capacidade de criar duas pernas que imobilizam o corpo e depois, já dentro do glóbulos, estes destroem os corpos.

Produção de anticorpos: Os leucócitos quando detetam antigénios, tentam produzir anticorpos  para os matar. Estes anticorpos por vezes demoram algum tempo a atuar, o que é devido ao facto de eles tentarem vários tipos de anticorpo até encontrarem um que serve para tratar a doença. Muitos antigénios são memorizados pelos glóbulos brancos e, é por isso, que muitas doenças só se apanham uma vez na vida. O mesmo conceito aplica-se às vacinas que injectam quantidades mínimas de uma doença, o que preparara os glóbulos brancos para não a apanhar.
Plaquetas (15%)
São produzidas na medula vermelha dos ossos e servem para coagular o sangue. Existem cerca de 300000 por milímetro cúbico e entram em ação quando há uma ferida.
Plasma (55%)
Constituinte líquido do sangue por onde circulam todos os outros constituintes e que é constituido por:
-90% de água
-10% de nutrientes e gases, que lhe dão uma cor amarelada
Glóbulos vermelhos (15%)

Existem cerca de 5 milhões por milímetro cúbico e servem para transportar os gases oxigénio e dióxido de carbono dos pulmões para as células.
São constituídas pela hemoglobina, que para além de lhe dar uma cor avermelhada, junta-se com o oxigénio (formando oxi-hemoglobina) ou dióxido de carbono (formando carbo-hemoglobina).

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Constituição do Sistema Respiratório

Fossas Nasais: Duas cavidades revestidas por uma membrana pegajosa coberta de muco que aquece e humedece o ar e filtra poeiras e micróbios.

Faringe: Canal muscular que faz a ligação entre as fossas nasais e a laringe e entre a boca e o esófago.

Laringe: Caixa formada por peças contendo pregas membranosas, as cordas vocais. Liga a faringe á traqueia.

Traqueia:  Tubo formado por anéis cartilagíneos incompletos, revestido por células ciliadas e por células produtoras de muco.

Pulmões: Órgãos de aspeto esponjoso, constituído por milhões de alvéolos pulmonares. Divide- se em lobos pulmonares, dois lobos no pulmão esquerdo e três lobos no pulmão direito. Assentam no diafragma e estão envolvidos por uma dupla membrana, a pleura.

Brônquios: Canais formados por anéis cartilagíneos completos, revestidos internamente por células ciliadas e por células produtoras de muco. Ramificam-se em tubos cada vez mais finos.

Bronquíolos: Pequenos tubos resultantes das ramificações dos brônquios. Possuem sacos alveolares nas suas extremidades.

Alvéolos Pulmonares: Câmaras esféricas microscópicas, com paredes formadas por uma única camada de células, envolvidas por uma rede de capilares sanguíneos.

Sangue e Linfa

O nosso meio interno é constituído pelo sangue e pela linfa, que levam a água e os nutrientes até todas as células e, por isso, estas são fundamentais para o funcionamento de todas as partes do nosso corpo.